top of page
Biblioteca Parque!
19
Fabuloso_Abril_2015_-_Praça_do_Ingá

As apresentações podem acontecer em diversos locais: praças, escolas, arenas, semi-arenas, teatros, salas, bibliotecas, etc.   Nas contações inluem-se vários gêneros e estilos literários: contos, lendas, fábulas, mitologia, poesia... Contos, Lendas, Fábulas, enfim boas histórias. 

Juliano Antunes, hoje, é contratado de uma escola, onde toda semana conta novas histórias para os alunos, fazendo parte do processo do aprendizado à técnica de leitura, do conhecimento da literatura, do gosto pelas histórias e principalmente do acesso à arte.

A  Apresentação tem a duração média de 50 minutos e é dividida em três partes:

Na primeira parte, a história  é apresentada  pelo "Prisma do Encenador" que mostra, a sua maneira,  os personagens, o roteiro e a riqueza de detalhes de todo o contexto.

Na segunda parte, são apresentadas as ilustrações do livro, para que o espectador tenha contato com os traços; as cores; a técnica do ilustrador, agregando uma  outra “visão” da mesma história.

Na terceira parte da apresentação, é aplicado “o jogo da memória”, tendo como tema as ilustrações do livro ou informações dadas durante a apresentação da história.

Nessas 3 etapas, podemos desenvolver o poder artístico, a prática da concentração, da observação e da memorização além do incentivação à leitura e a motivação para a criação de noas histórias por parte do espectador.

As histórias são fontes de aprendizado e ampliação de conhecimento, principalmente, quando geram a construção de senso crítico e opinião tão necessários à formação da personalidade e a compreensão sobre a manutenção da cidadania, ou seja, a completude do ser.

bottom of page